Crédito Educativo

Liminar obriga CEF a recalcular valores do crédito educativo

Autor

18 de janeiro de 2001, 23h00

A conclusão de um curso universitário não significa o fim das dores de cabeça para os formandos brasileiros.

Que o digam aqueles que recorreram ao Crédito Educativo da Caixa Econômica Federal. Além de brigar por uma vaga no mercado de trabalho, eles passam horas debruçados em cálculos. Querem saber se, realmente, as parcelas cobradas pela Caixa correspondem à realidade econômica que vivem.

A Câmara Municipal do Rio saiu em defesa dos formandos. Através de uma ação popular impetrada na Justiça federal, o vereador Fernando Gusmão conseguiu uma liminar obrigando a CEF a recalcular as mensalidades de dezembro e janeiro.

Mas a maioria dos formandos reclama que as agências da Caixa não cumpriram a decisão. Os gerentes alegam desconhecer a liminar. Gusmão lançou um disque-denúncia (021-3814-2145). Ele quer reunir relatos para promover blitze na CEF. A liminar beneficia 36.000 pessoas no estado.

Programação

A TV Globo negociou com a Bandeirantes vários meses e fechou acordo com a Rede TV para retransmissão do carnaval e dos jogos de futebol. Na Band o pesar é dobrado.

A emissora já tinha um planejamento para a operação conjunta que não acontecerá mais.

Pior: a casa começou a desconfiar que a Globo assumirá o controle da Rede TV.

Vendas

Os números da imprensa em São Paulo refletem a dimensão econômica do Estado.

O Diário Popular pôs uma publicidade na rua para demonstrar o seu gigantismo e dever ter humilhado a concorrência carioca. O Dipo chega a vender 1.413.000 jornais/dia contra 1.113.000 da Folha e 1.010.000 do Estadão. A soma dos três maiores do Rio não dá a circulação do terceiro de SP.

Ética

O ex-deputado Edson Khair está fundando um novo partido com o objetivo de ajudar o governador Itamar Franco, se este for mesmo se candidatar à sucessão de Fernando Henrique.

O nome do partido de Khair é sugestivo: Partido da Ética Republicana.

Contratação

O portal IG, contratou o economista José Carlos de Assis como articulista.

Assis ficou conhecido por denunciar na década de 80 a máfia das liquidações extrajudiciais, que deram um prejuízo de milhões aos cofres públicos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!