Ordem judicial

Sites de empresas brasileiras estão fora do ar por ordem judicial

Autor

16 de janeiro de 2001, 23h00

Os sites iahoo.com.br e datacard.com.br estão fora do ar, por ordem judicial. Os sites responderão à ação judicial impetrada pelos representantes legais das respectivas empresas americanas Yahoo! e Datacard Corporate, no Brasil.

Os processos são movidos pelo uso indevido das marcas pelas empresas brasileiras Turf Comercial Ltda e Barcode Informática Ltda.

Os representantes afirmam que, em ambos os casos, a utilização de nomes de domínio de marcas conhecidas mundialmente pode atrair usuários da Rede que supostamente acham que os sites são oficiais. Os advogados também discutem o desvio dos anúncios publicitários para as páginas semelhantes.

O site iahoo! estava sendo veiculado desde março do ano passado. A empresa brasileira foi procurada e recebeu um comunicado para que modificasse o seu nome de domínio. Mas não houve negociações entre os representantes.

O dono da Turf Comercial Ltda, David Efraim, informou que a empresa entrará com recurso para rever o processo que tirou o site do ar. Ele garantiu que o site é apenas informativo, humorístico e filantrópico.

Apesar do site estar fora do ar por ordem judicial, David Efraim conseguiu o seu direcionamento para a homepage www.bonzão.com, que pertence ao filho, Isac Efraim.

“Meu filho enviou aos internautas que acessavam o iahoo! um e-mail explicando o motivo pelo qual o site foi retirado do ar e como eles fariam para continuar a visitar a página. O novo endereço foi repassado, solicitando aos receptores que enviassem a mensagem aos colegas” – disse Efraim, em entrevista ao Jornal do Commercio.

O advogado representante da empresa Datacard Corporate, especializada na comercialização de códigos de barras de produtos industrializados, Atílio José Gorini, argumentou que a sua cliente está tentando atuar no País, mas ainda não foi possível devido ao uso do nome de domínio pela organização brasileira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!