Cobrança de IPTU

Prefeitura não pode incluir nome de devedor de IPTU na Serasa

Autor

28 de dezembro de 2001, 11h06

Recentemente foi publicado um artigo na Revista Consultor Jurídico (fonte “Acontece em Sorocaba”) sobre a cobrança do IPTU a ser realizada pela Prefeitura de Tietê (SP), informando que os devedores em atraso terão os seus nomes inclusos na SERASA.

Esta medida não condiz com a natureza do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Trata-se de um imposto de natureza real, ou seja, seu fato gerador é o próprio imóvel. De acordo com a nossa legislação tributária, não será apenas o proprietário que responderá pela dívida do IPTU, podendo ser responsável tributário o titular do seu domínio útil ou, ainda, o seu possuidor a qualquer título. Essa inclusão dos devedores de IPTU na SERASA bate de frente com os artigos 32 e 34 do CTN que tratam do fato gerador e da responsabilidade do contribuinte deste imposto.

No caso, o imóvel é o objeto que dá origem ao crédito tributário, sendo portanto impróprio fazer incidir a dívida que o acompanha sobre o seu proprietário.

Apenas à guisa de exemplo, imaginemos uma situação na qual uma determinada construtora acabou de entregar um imóvel ao seu novo comprador. Caberia a este fazer a transcrição do bem no registro de imóveis, mas vamos admitir que ele não tome esta providência. Assim, um possível débito de IPTU do referido imóvel acarretaria grave prejuízo à construtora, que teria seu nome incluído na SERASA como inadimplente apesar de não ter contribuído para isso.

Fica, portanto, evidenciada a impropriedade da medida, uma vez que, diante da natureza do tributo, a prefeitura não pode incluir o nome do devedor de IPTU na SERASA.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!