Decisões administrativas

STJ abre curso de desenvolvimento gerencial para juízes federais

Autor

12 de dezembro de 2001, 13h23

O primeiro programa de desenvolvimento gerencial direcionado para os juízes federais foi aberto, nesta quarta-feira (12/12), pelo presidente do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Costa Leite.

“Acredito que hoje estamos gerando o embrião para a solução dos problemas do Judiciário na área administrativa”, afirmou o ministro. Costa Leite lembrou, ainda, que o juiz de modo geral não tem formação científica para tomar decisões administrativas. “Não é mais possível conviver com improvisações”, concluiu.

De acordo com o ministro, pouco resolve o Judiciário buscar melhorias na prestação jurisdicional e conseguir acelerar o trâmite dos processos nos tribunais, se os problemas administrativos persistirem.

“Temos que cuidar melhor da questão para que eventuais erros administrativos não comprometam a imagem do poder Judiciário como um todo”, enfatizou Costa Leite. O objetivo do ministro é que, a médio prazo, seja criado um curso de administração para aos juízes.

Um juiz de cada seção judiciária do país, totalizando 27, e mais cinco magistrados indicados pelos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais farão o curso nas dependências do Conselho da Justiça Federal.

O objetivo é desenvolver a capacidade de melhor gerenciar as questões administrativas com as quais eles se deparam ao chegarem à presidência de Tribunais ou mesmo quando atuam como diretores de foro.

O Conselho também abriu 18 vagas para servidores escolhidos estrategicamente em função de suas áreas de atuação, distribuídos entre todos os tribunais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!