Divulgação proibida

Jornalistas repudiam proibição de divulgação de seqüestro no RS

Autor

24 de agosto de 2001, 10h17

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul divulgou nota à imprensa para repudiar a liminar da juíza, Zenaide Pozenato Menegat, que proibiu um jornal de Caxias do Sul de divulgar um seqüestro relâmpago.

Os jornalistas consideraram a decisão como um ato arbitrário de censura e atentado à liberdade de imprensa.

Veja a nota divulgada.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Rio Grande do Sul se solidariza com os jornalistas Daniel Corrêa e Adriano Duarte, e demais colegas da redação do Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, pela censura sofrida diante da decisão tomada pela Juíza de Caxias do Sul, Dra. Zenaide Pozenato Menegat, ao deferir liminar proibindo o jornal de publicar matéria sobre o seqüestro-relâmpago de um profissional liberal de Caxias do Sul, dia 22-08-2001, cujo resgate foi pago pela família.

Consideramos tal decisão um ato arbitrário de CENSURA e atentado à LIBERDADE DE IMPRENSA, já que existem instrumentos legais para responsabilizar os jornalistas quando eventualmente praticam abusos.

A censura prévia não se justifica em pleno estado de direito e democrático.

O Sindicato dos Jornalistas no RS condena e repudia fatos como estes, de CENSURA PRÉVIA, reeditando um período triste da nossa história, como o regime de exceção da ditadura militar”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!