Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito Processual

Especialistas discutem Processo Civil em Fortaleza

Por 

Estrelas de primeira grandeza da constelação jurídica brasileira estão reunidas até esta sexta-feira (9/8), em Fortaleza, nas "IV Jornadas Brasileiras de Direito Processual Civil".

O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual, acontece no Centro de Convenções do Ceará.

As conferências e painéis abordam os temas mais relevantes da atualidade, em busca de formulações que possam contribuir para o desenvolvimento da ciência do Processo Civil.

A palestra do professor José Joaquim Calmon de Passos, processualista baiano de 80 anos, poeta, filósofo humanista, nesta quarta-feira, encantou o público, que o aplaudiu de pé.

No evento estão sendo debatidos temas como a efetividade do processo de execução, ações coletivas, meios alternativos de solução das controvérsias, a reforma do Judiciário e das leis processuais, o processo civil nos tribunais superiores, o poder público em juízo e o processo civil constitucional.

Cerca de 1.500 pessoas acompanham as palestras que têm como expositores e debatedores especialistas como Ada Pelegrini Grinover, Flávio Luiz Yarshell, Kazuo Watanabe, Cândido Rangel Dinamarco, Arruda Alvim, Araken de Assis, José Rogério Cruz e Tucci, José Roberto dos Santos Bedaque, Carlos Alberto Carmona, Cássio Scarpinella Bueno.

Entre os representantes internacionais participam os processualistas italianos Luigi Paolo Comoglio, Andrea Proto Pisani, Michele Taruffo; a americana Linda Mullenix e o uruguaio Angel Landoni Sosa.

A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, que participa do evento nesta quinta-feira (9/8), fala sobre "Conciliação Judicial". A ministra Eliana Calmon aborda o tema "O Anteprojeto de Mediação". No último dia do evento o ministro Sálvio de Figueiredo, coordenará o painel sobre "A Reforma do Judiciário e das Leis Processuais".

 é advogado, mestre e doutor em Direito pela USP e sócio de Barretto Ferreira Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados (BKBG).

Revista Consultor Jurídico, 9 de agosto de 2001, 13h46

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/08/2001.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.