Desafio federal

Procuradores da República desafiam Planalto

Autor

27 de abril de 2001, 0h00

Os procuradores da República querem participar da escolha do chefe do Ministério Público Federal. Na próxima quarta-feira (2/5), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vai promover uma eleição entre seus integrantes para formar uma lista tríplice a ser encaminhada ao Palácio do Planalto.

Tradicionalmente, a escolha do Procurador-Geral recai sobre um aliado do governante, situação que desagrada os que entendem o Ministério Público como entidade independente.

A iniciativa da ANPR irritou os subprocuradores alinhados com o atual chefe do MPF, Geraldo Brindeiro. Um deles, Wagner Natal Batista, ameaçou processar judicialmente a entidade, caso haja a eleição. Dos 46 subprocuradores-gerais da República, 29 assinaram uma nota contra a mudança. Para eles, trata-se de “eleição” que “carece de licitude”, pois “a anuência da classe não é posta, pelas normas constitucionais de regência da matéria, como condição para a investidura nesse cargo”.

“O que estamos realizando não é uma eleição, mas uma consulta, uma pesquisa de opinião, que tem exatamente o objetivo de defender a mudança da Constituição”, diz o presidente da ANPR, Carlos Frederico Santos. “Quem ganha com isso é a sociedade, que terá um procurador-geral da República independente e legitimado por aqueles que vai liderar”, acrescenta

De acordo com o artigo 128 da Constituição Federal, o presidente da República indica o ocupante do cargo, que deve ser aprovado pelo Senado, por maioria absoluta, para mandato de dois anos, e tem sua recondução permitida. Qualquer procurador da República na ativa e com mais de 35 anos de idade pode ser escolhido.

O terceiro mandato do atual procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, termina em 28 de junho. Os procuradores da República querem que haja limite de uma única recondução. A posição foi aprovada no Colégio dos Procuradores da República, reunião institucional em fevereiro de 2000 e em diversos encontros nacionais.

A consulta deve ser feita em 82 mesas receptoras, que vão funcionar em todas as unidades do Ministério Público Federal. O resultado será divulgado dia 9 de maio.

O Ministério Público dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Militar já escolhem seus chefes por esse processo. A única exceção é o Ministério Público Federal.

Emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) à PEC da Reforma do Judiciário, atualmente tramitando no Senado, propõe estender a mesma forma de escolha ao MPF. Na Câmara, proposta semelhante constava do relatório da Reforma do Judiciário e foi derrotada em plenário, em abril de 2000.

“Em mais de dez anos da Constituição de 1988, o processo democrático de escolha legitimou o chefe do Ministério Público e aumentou a coesão das instituições que aplicaram esse critério”, avalia o presidente da ANPR. “Por isso os procuradores da República defendem sua adoção também no MPF”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!