Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Imprensa e Judiciário

Juízes e jornalistas debatem relação com a imprensa em evento em SP

A relação entre o Judiciário e os jornalistas será discutida em um Fórum de debates promovido pela Escola Paulista da Magistratura e a Faculdade Cásper Líbero, dia 17 de maio, em São Paulo.

A iniciativa parte da constatação de que o Judiciário brasileiro tem dificuldade para lidar com a imprensa. Os juízes não confiam nos jornalistas, que são acusados - em boa parte das vezes com razão - de não serem fiéis às raras entrevistas ou informações que lhe são dadas, de não compreenderem os mecanismos do exercício da função e da estrutura do Judiciário.

A imprensa ignora, em diversos casos, as limitações a que estão sujeitos os juízes - ao supor que o réu é um culpado inexorável, não avaliam a consistência ou ausência de provas, sem entender que o juiz não pode considerar informações ou provas que não estejam nos autos, segundo os organizadores.

Também afirmam que o jornalista alimenta muito preconceito sobre o Judiciário. Na rapidez em que se desenrolam os fatos, o comunicador não tem tempo de aprofundar o conhecimento sobre as rotinas forenses - caindo em confusões de nomenclatura e ritual que tanto exaspera o magistrado. Resultado: desconfiança e desconhecimento recíprocos.

Para debater o tema estarão presentes os jornalistas Eugenio Bucci, da Editora Abril, e Marcelo Parada, da Radio Bandeirantes. O diretor do Fórum João Mendes, Luiz Eurico Ferrari, e o desembargador Antônio Cézar Peluso, diretor da Escola Paulista da Magistratura, representarão o Judiciário.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (11) 257-8954 ou 259-9747.

Revista Consultor Jurídico, 27 de abril de 2001, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/05/2001.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.