Coluna do Rio

Vera Gimenez é processada por racismo contra zelador

Autor

26 de abril de 2001, 0h00

A atriz Vera Gimenez, mãe da apresentadora Luciana Gimenez, está sendo processada pelo Centro de Referência Nazareth Cerqueira Contra o Racismo e o Anti-Semitismo, entidade da Secretaria de Segurança do Estado do Rio. A atriz é acusada de ter xingado o zelador de seu edifício, Robson Fernandes Marcelo, de “crioulo”.

Se for condenada, Gimenez pode pegar pena de um a três anos de prisão, acrescida de um terço, segundo o artigo 140 do Código Penal que trata da “injúria discriminatória”.

Dever do estado

O locutor Rui Martins Rocha deve ser indenizado em cem salários mínimos, pelo governo do Rio, por ter sua casa assaltada em julho de 1999. A decisão é da 17ª Câmara Cível do TJ-RJ, que acompanhou o voto do desembargador relator Raul Celso Lins e Silva. Segundo a tese, a segurança do cidadão é dever constitucional do estado e não mais um risco administrativo.

Crítica

Na opinião do desembargador João Carlos Pestana de Aguiar, 3º vice-presidente do TJ-RJ, o índice baixíssimo de aprovação nos concursos para a magistratura carioca não é resultante apenas da falta de conhecimento dos candidatos, mas também das questões teóricas e controvertidas.

Segundo ele, “certos examinadores só aceitam respostas semelhantes às próprias convicções”.

Convite aceito

O ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Reginaldo de Castro, atendeu o convite do presidenciável Ciro Gomes para entrar, na próxima semana, na legenda do PPS. Em 2002 deverá disputar uma cadeira no Senado por Brasília.

Campanha para a cassação

Dezenas de presidentes das seções da OAB estarão reunidos na capital federal a partir desta quinta-feira (26/4). O objetivo é liderar uma campanha pela “Cassação já” dos senadores envolvidos no mega-escândalo da violação do painel eletrônico.

Contratação temporária

A Anatel tenta derrubar, na Justiça, a limitação que impede o concurso público. Enquanto isso, para tentar suprir a necessidade de 600 profissionais, a agência vai lançar edital para contratação temporária de 300 funcionários.

Disputa

O juiz Luiz Felipe Salomão, que atualmente está na Corregedoria do TJ-RJ, vai comunicar ao presidente do STF, ministro Marco Aurélio Melo, e ao presidente do STJ, Costa Leite, que disputará a presidência da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro.

A eleição acontece em novembro.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!