Shopping centers

Administradoras não devem pagar Cofins

Autor

19 de setembro de 2000, 0h00

As administradoras de shoppings centers não devem pagar Contribuição para financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os aluguéis das lojas.

Essa foi a decisão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar recurso da Jereissati Centros Comerciais contra a Receita Federal de Fortaleza (CE).

A Receita havia determinado que a renda obtida pela administradora, por meio dos aluguéis das lojas, deveria ser computada na base de cálculo da Cofins.

O Tribunal Regional Federal  da 5ª Região manteve a tributação sob o argumento de que a empresa ter faturamento mensal decorrente da prestação de serviços, o que "gera receita tributável".

A Jereissati recorreu ao STJ alegando que a locação das lojas seria “remuneração pela prestação de serviços e não aluguel”.

Segunda a relatora do recurso, ministra Eliana Calmon, "a incidência da Cofins sobre a atividade econômica do administrador do shopping center é uma duplicidade de cobrança que não se pode admitir".

Para a ministra, como o faturamento das administradoras é composto pela locação das lojas e por porcentagem sobre as vendas dos comerciantes, que já pagam o Cofins, haveria uma bitributação se fosse mantida a decisão do TRF. (Processo: 178908)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!