Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Desbancarização

Lotéricas pagam aposentados a partir de quarta-feira, dia 1º.

Dentro da estratégia dos bancos, apoiada pelo governo, de livrar-se de serviços menos rentáveis e de pequenos correntistas, a Caixa Econômica Federal transfere o pagamento das aposentadorias e pensões de baixo valor para casas lotéricas a partir de quarta-feira (dia 1º/11).

A Caixa, que é responsável pelo gerenciamento das lotéricas, está oferecendo para outros bancos a possibilidade de oferecer o saque de aposentadoria nessas lojas.

As casas de apostas pagarão os benefícios até o valor de R$ 302,00. Segundo a Caixa, 70% dos aposentados e pensionistas brasileiros encontram-se nessa faixa. Com a novidade, a instituição livra-se de atender em suas agências as 2,143 milhões pessoas mais pobres desse universo.

O projeto do banco oficial também prevê a abertura de contas poupança e corrente nas lotéricas, desde que envolvam pequenos valores.

Segundo o diretor de serviços financeiros da Caixa, Fernando Carneiro, o pagamento de benefícios previdenciários nas lotéricas faz parte do projeto de "bancarização" da instituição.

O tal projeto, afirma, pretende trazer 5 milhões de pessoas para o sistema bancário. "Essas pessoas estão fora dos bancos muitas vezes por se sentirem constrangidas de entrar num banco", disse ele.

Segundo o secretário-executivo da Previdência, José Cechin, a iniciativa facilita a vida do segurado do INSS, uma vez que amplia a rede de pagamento de benefícios, mesmo onde não exista agência bancária. Hoje, são 6.500 casas lotéricas em todo o país.

Dos 19,2 milhões de segurados da Previdência, 17,4 milhões sacam o benefício por meio de cartão magnético. Isso corresponde a 90,37% do total de aposentadorias pagas.

Os outros 9,63% ou 1,8 milhão de segurados, recebem seus benefícios diretamente em conta corrente.

Na quarta-feira, o INSS vai liberar o pagamento o pagamento dos aposentados com benefício final 1. Os segurados com número de benefício final 2 só recebem o pagamento na sexta-feira, pois na quinta-feira, não haverá expediente bancário por conta do feriado de Finados.

O calendário de pagamento de novembro, referente a outubro, prossegue até o dia 15, quando serão liberados os recursos dos aposentados com benefício final zero.

Revista Consultor Jurídico, 30 de outubro de 2000.

Com informações da Agência Folha

Revista Consultor Jurídico, 30 de outubro de 2000, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/11/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.