Desbancarização

Lotéricas pagam aposentados a partir de quarta-feira, dia 1º.

Autor

29 de outubro de 2000, 23h00

Dentro da estratégia dos bancos, apoiada pelo governo, de livrar-se de serviços menos rentáveis e de pequenos correntistas, a Caixa Econômica Federal transfere o pagamento das aposentadorias e pensões de baixo valor para casas lotéricas a partir de quarta-feira (dia 1º/11).

A Caixa, que é responsável pelo gerenciamento das lotéricas, está oferecendo para outros bancos a possibilidade de oferecer o saque de aposentadoria nessas lojas.

As casas de apostas pagarão os benefícios até o valor de R$ 302,00. Segundo a Caixa, 70% dos aposentados e pensionistas brasileiros encontram-se nessa faixa. Com a novidade, a instituição livra-se de atender em suas agências as 2,143 milhões pessoas mais pobres desse universo.

O projeto do banco oficial também prevê a abertura de contas poupança e corrente nas lotéricas, desde que envolvam pequenos valores.

Segundo o diretor de serviços financeiros da Caixa, Fernando Carneiro, o pagamento de benefícios previdenciários nas lotéricas faz parte do projeto de “bancarização” da instituição.

O tal projeto, afirma, pretende trazer 5 milhões de pessoas para o sistema bancário. “Essas pessoas estão fora dos bancos muitas vezes por se sentirem constrangidas de entrar num banco”, disse ele.

Segundo o secretário-executivo da Previdência, José Cechin, a iniciativa facilita a vida do segurado do INSS, uma vez que amplia a rede de pagamento de benefícios, mesmo onde não exista agência bancária. Hoje, são 6.500 casas lotéricas em todo o país.

Dos 19,2 milhões de segurados da Previdência, 17,4 milhões sacam o benefício por meio de cartão magnético. Isso corresponde a 90,37% do total de aposentadorias pagas.

Os outros 9,63% ou 1,8 milhão de segurados, recebem seus benefícios diretamente em conta corrente.

Na quarta-feira, o INSS vai liberar o pagamento o pagamento dos aposentados com benefício final 1. Os segurados com número de benefício final 2 só recebem o pagamento na sexta-feira, pois na quinta-feira, não haverá expediente bancário por conta do feriado de Finados.

O calendário de pagamento de novembro, referente a outubro, prossegue até o dia 15, quando serão liberados os recursos dos aposentados com benefício final zero.

Revista Consultor Jurídico, 30 de outubro de 2000.

Com informações da Agência Folha

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!