Banespa vai à venda

Leilão de privatização do Banespa será dia 20 de novembro

Autor

4 de outubro de 2000, 0h00

A privatização do Banespa, finalmente, tem data marcada: será no dia 20 de novembro. O edital foi publicado no Diário Oficial de União nesta quarta-feira (4/10) após reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional. O valor mínimo de venda foi calculado em R$ 1,85 bilhões.

O Tribunal de Contas da União reavaliou os cálculos feitos pela consultoria Booz Allen, o que aumentou o preço total em 1 bilhão de reais.

A decisão acontece depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, dia 29/8, duas liminares que impediam a privatização do Banespa. Na ocasião, o presidente do STF, ministro Carlos Velloso, tomou como base decisão parcial do plenário que rejeitou Ação Direta de inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra a Medida Provisória 1.984.

Segundo a ação do PT, o governo não poderia apelar aos tribunais superiores – como determina a Medida Provisória – para suspender liminares concedidas contra o poder público, como ocorreu no caso da privatização do Banespa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!