Coluna do DF

Juízes de Brasília vão fazer biodança e teatro no Tribunal

Autor

21 de novembro de 2000, 23h00

Os juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) poderão fazer aulas de biodança, acupuntura, Shiatsu e Tai Chi. As aulas serão ministradas no 1º Festival de Saúde Total do Tribunal, que ocupa dois andares de seu anexo. Também poderão participar de oficinas de teatro (!) e de RPG (Role Playing Game), um jogo de adolescentes onde cada um interpreta um papel previamente designado (!!).

Culpa do cartório

A nova ministra do STF, Ellen Northfleet, citou levantamento realizado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) do Rio Grande do Sul, para dizer que a morosidade no Judiciário não é culpa dos juízes. Segundo as estatísticas, o juiz consomem 11% do tempo total de tramitação da causa, enquanto as partes consomem um quinto do total da tramitação (20%).

O grande carrasco, segundo ela, é a atividade cartorial, onde são gastos 70% do tempo que as ações levam em sua tramitação. Para ela, o mais importante é reduzir esta tramitação burocrática, resultante de “praxes repetidas e desnecessárias”.

Só para mulheres

Na reunião do Senado que aprovou o nome da juíza Ellen Gracie Northfleet para compor o Supremo Tribunal Federal, ela defendeu o estabelecimento de cotas para as mulheres ascenderem social e politicamente.

Não citou especificamente cotas para preenchimento dos cargos da magistratura, mas lembrou que na política, mesmo com cotas mínimas para candidatos do sexo feminino, essas vagas não são preenchidas.

Feminismo e Machismo

A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) disse, na sabatina à juíza, que Deus criou primeiro o mundo, para depois criar os homens para habitá-lo. E só então criou sua obra-prima, a mulher.

Já o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou que queria parabenizar não somente as mulheres, mas também os homens, que sempre incentivaram que as mulheres participem mais ativamente da vida da nação.

Reserva para madeireira

O ex-presidente da Câmara Distrital (Legislativa) do Distrito Federal, Salviano Guimarães, foi demitido do cargo de superintendente do Ibama pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A acusação: autorizou o funcionamento de uma madeireira em pleno Parque Nacional de Brasília. O ex-deputado, agora sem emprego, nega ter dado a autorização.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!