Manifesto de apoio

OAB nacional envia manifesto de apoio a Rubens Approbato

Autor

30 de março de 2000, 0h00

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reginaldo de Castro, enviou manifesto de apoio ao presidente da seccional paulista da entidade, Rubens Approbato Machado.

O texto é referente ao encaminhamento, à Câmara Municipal paulistana, do pedido de impeachment do prefeito Celso Pitta. Leia a íntegra do documento.

Manifesto do Conselho Federal da OAB

O conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil sente-se plenamente representado e engrandecido com a iniciativa da seccional de São Paulo, de oferecer representação contra o prefeito Celso Pitta.

A gravidade das denúncias veiculadas pela imprensa agride a consciência nacional e reforça a luta da sociedade civil por justiça e ética na política. É imperativo estabelecer fronteiras entre o público e o privado e banir exemplarmente das instituições do Estado os que profanam esses limites.

Mais uma vez, a OAB, por intermédio da seccional de São Paulo, confirma sua vocação histórica de sentinela avançada da cidadania brasileira, ocupando espaços vitais de mediação entre sociedade civil e instituições públicas.

Tem sido assim ao longo da história republicana do país. A precária interlocução os partidos políticos exercem junto a sociedade faz com que esta busque referências alternativas, dentro do princípio elementar de que não há vácuo em política.

A OAB sente-se honrada em merecer essa confiança da sociedade brasileira. Assim foi a luta contra as ditaduras do Estado Novo e a 1964. Assim foi na campanha das diretas, em 1984. Assim foi no impeachment de Fernando Collor. E assim está sendo neste momento em que a população de São Paulo se empenha em dar um basta à corrupção e à falta de decoro administrativo.

O Conselho Federal da OAB cumprimenta, na pessoa do dr. Rubens Approbato Machado, presidente dessa seccional, o elevado espírito público e a vigilância cívica de nossos ilustres confrades paulistas.

Reginaldo de Castro – presidente do Conselho Federal da OAB

Revista Consultor Jurídico 29 de março de 2000.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!