Direito de família

Relação homossexual extraconjugal não é adultério, diz juiz.

Autor

12 de maio de 2000, 0h00

A reforma do Código Penal está trazendo a tona algumas polêmicas. Por exemplo: É adultério o relacionamento de duas pessoas, do mesmo sexo, fora do casamento?

O juiz e professor de Direito Penal Gilmar Augusto Teixeira afirma que a hipótese não configura adultério, mas injúria grave que também é “ensejadora de separação judicial”.

Outra questão é a descriminação do adultério. Segundo Teixeira, é um “desejo popular” que o adultério deixe de ser considerado crime.

O juiz informou que, em pesquisa realizada na Internet, 63,5% afirmaram que o adultério deveria deixar de ser tipificado como crime, enquanto 33,8% não concordaram com a descriminação. Uma pequena parcela, 2,5%, não soube responder.

No entanto, o juiz afirma que “o reflexo no direito de família, em razão de alteração na legislação atual, é quase nenhum”. Segundo ele, a retirada do crime de bigamia do Código Penal – prevista no anteprojeto da reforma – “troca seis por meia dúzia”, uma vez que casar duas vezes configura crime de falsidade ideológica, igualmente apenado com 2 anos de reclusão.

Com a colaboração de Daniel Tannus.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!