Aniversário da Unibes

Artigo: Unibes, 85 anos de beneficiência (e eficiência).

Autor

4 de maio de 2000, 0h00

A União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social (Unibes) está comemorando seu 85º aniversário da melhor forma possível. A entidade – fundada por imigrantes judeus em 1915 – acaba de ganhar, pela segunda vez, o Prêmio Bem-Eficiente, outorgado a cada ano pela Kanitz & Associados às 50 entidades assistenciais mais eficientes do país. Para a presidente da Unibes, Dora Brenner, “o prêmio, além de ser um reconhecimento ao nosso trabalho, também funciona como cartão de visitas para a entidade, que sempre necessitará do apoio das camadas mais privilegiadas da sociedade”.

A Unibes foi criada por um grupo de senhoras, com o objetivo de prestar assistência aos imigrantes judeus recém-chegados da Europa. Desde 1915, a entidade é dirigida por mulheres. Hoje, ela atende cerca de 1.200 famílias – a maioria, não judias. Outras 600 famílias recebem orientação psicossocial, roupas e objetos para casa.

Mais de 700 crianças carentes, de dois a sete anos de idade, contam com atendimento integral (educacional, psicológico, odontológico e alimentar) em regime de semi-internato, na Unibes. Cerca de 300 garotos e garotas de sete a 14 anos de idade freqüentam o Departamento de Recreação e Complementação Escolar. E 200 adolescentes tomam parte do Projeto Profissionalizante, desenvolvido em parceria com várias empresas e associações, como a Dixie Toga e a Fundação Getúlio Vargas.

A entidade conta, ainda, com uma Farmácia Comunitária, que atende em média 1.500 pessoas por mês e é mantida com amostras grátis cedidas por 300 médicos cadastrados.

A Unibes promove um trabalho com 28 adultos portadores de deficiência mental, que contam com oficinas de lazer e artesanato (tecelagem e pintura). Grupos da terceira idade freqüentam atividades artísticas e culturais – coral, teatro, palestras e ginástica.

A espinha dorsal da entidade é o corpo de dezenas de voluntários – que inclui empresários e pessoas na terceira idade – engajados em fazer da Unibes, uma das mais respeitadas organizações filantrópicas do país.

Você pode ajudar a Unibes a se tornar ainda mais eficiente. A entidade mantém um bazar beneficente que funciona todos os dias, oferecendo móveis, roupas e utensílios domésticos, entre milhares de produtos. O telefone para informações e doações é (0XX 11-3311-7266 ).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!