Juros Bancários

Confira pesquisa do Procon sobre taxas de juros bancárias

Autor

17 de julho de 2000, 0h00

Embora as taxas médias de juros das linhas de crédito bancário (cheque especial e empréstimo pessoal) tenham diminuído, o consumidor deve pensar bem antes de utilizá-las, porque essas taxas ainda se encontram em patamares elevados, é o que alerta a Fundação Procon-SP.

Segundo pesquisa feita pela Fundação, o banco BBVA foi a instituição financeira que apresentou as taxas de juros mais favoráveis ao consumidor, tanto no cheque especial (7,50%) como no empréstimo pessoal (2,95%).

A taxa média mensal do cheque especial, apurada pela Fundação, foi de 8,74% (percentual inferior à taxa de junho, que era de 9,16%) e a do empréstimo pessoal ficou em 4,45% (em junho essa taxa mensal era de 4,48%).

Dentre os 14 bancos pesquisados, o Santander apresentou a taxa mais alta para o cheque especial, no valor de 10,65% e os bancos Itaú, Real e Unibanco, cobraram a maior taxa de juros para empréstimo pessoal, que foi de 4,90%.

O Procon recomenda que o consumidor adie compras, na medida do possível, para não entrar no limite do cheque especial. Segundo o órgão, no pagamento de dívidas, deve-se procurar retirar dinheiro de aplicações (se houver dinheiro aplicado), ao invés de acionar linhas de crédito.

A Fundação Procon alerta também que “nunca se pode incorporar o limite do cheque especial à renda mensal, prática nociva ao orçamento do consumidor”.

Os bancos pesquisados foram: Banco Bilbao Vizcaya Argentaria-BBVA, Banco do Brasil, Bandeirantes, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil Finasa SP, Nossa Caixa Nosso Banco, Real, Santander e Unibanco.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!