Processo inédito no STF

IPTU: ação no STF pode regular harmonia entre os poderes

Autor

25 de janeiro de 2000, 23h00

Um prefeito pode vetar projeto aprovado pela Câmara Municipal e, antes que os vereadores possam apreciar o veto, implantar a sua decisão, mesmo que ela possa provocar danos irreparáveis?

Essa questão – inédita e baseada na recente lei que regula a harmonia entre os poderes – que pode ser estendida para situações similares envolvendo governadores e o presidente da República, chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O prefeito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, propôs à Câmara Municipal a unificação do IPTU. Os vereadores aprovaram o projeto com uma emenda que livrava do imposto os imóveis residenciais de até 300 metros quadrados, com exceção dos que se encontram na orla marítima da cidade.

A emenda também suspenderia a cobrança do imposto para imóveis comerciais com até 120 metros quadrados, que não estivessem localizados na orla.

Pelo projeto de Conde, o IPTU sobre os imóveis residenciais seria de 1,2% sobre o valor venal – preço de venda atualizado – e de 2,8% sobre o mesmo tipo de valor nos imóveis comerciais.

Conde vetou a emenda e sancionou a lei. O problema é que a Câmara, em recesso até 15 de fevereiro, só poderá decidir se mantém ou não o veto depois que já tiver vencido o prazo para o pagamento do IPTU, em 14 de fevereiro.

O vereador autor da emenda, Fernando Gusmão (PCdoB), pediu liminar para que não fosse cobrada a taxa, que foi concedida pela 1ª instância, mas cassada pelo Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro.

O vereador insistiu, dessa vez com um mandado de segurança junto ao mesmo TJ para tentar manter seu projeto.

O pedido foi negado e o vereador recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que a Corte suspendesse os efeitos do veto. O tribunal também negou o pedido, o que levou o vereador a apelar para o STF.

Segundo Gusmão, ao impor o veto e a cobrança durante o recesso parlamentar, “o prefeito atropelou o Legislativo e a população”. O vereador afirmou ainda que, com essa atitude, Conde “transformou o veto em decreto”.

Para o advogado Rodrigo Lopes, que é o responsável pela ação, a medida do prefeito “viola a principio fundamental da separação dos poderes, pois se criou uma situação em que a Câmara ficou impedida de apreciar o veto”.

A argüição de descumprimento de preceito fundamental deverá ser apreciada pelo plenário do STF após o recesso forense, que termina no dia 1º de fevereiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!