Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

BO eletrônico

Governo paulista inaugura BO eletrônico na Internet

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (13/1) uma espécie de delegacia virtual. Pela Internet, é possível registrar queixa de furto ou perda de documentos pessoais, roubo de veículos e acusar o desaparecimento de pessoas.

É importante ressaltar que nos casos em que haja ameaça ou violência física o boletim de ocorrência (BO) deve ser registrado na própria delegacia, como ocorre atualmente.

O usuário tem de preencher o formulário e o questionário que aparecem na tela do computador. Depois de enviar os dados, o site informa que em no máximo 30 minutos um policial civil entrará em contato pelo telefone informado no formulário para confirmar a queixa.

Confirmada a ocorrência, o internauta recebe um e-mail com senha para imprimir a cópia do BO. Para evitar trotes, o IP (endereço do computador na Internet) do usuário é rastreado. Falsa comunicação à polícia é crime punido com detenção de um a seis meses, ou multa.

O site da SSP oferece diversos serviços como informações sobre policiamento comunitário, condições das estradas, dicas de segurança e as fotos de criminosos procurados pela polícia. Pela página virtual, também é possível acessar a Ouvidoria de Polícia para denunciar eventuais abusos de autoridades e policiais civis e militares.

O endereço da SSP na Internet é www.ssp.sp.gov.br.

Revista Consultor Jurídico, 13 de janeiro de 2000, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/01/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.