OAB prende falso advogado

OAB-SP manda prender falso advogado

Autor

5 de agosto de 2000, 0h00

Apresentando-se como advogado, Antonio da Cruz Cerqueira, de 46 anos, compareceu à OAB-SP, interessado no andamento de um processo contra uma advogada, no Tribunal de Ética da Seccional.

Ao examinar a xerox da identificação de Cerqueira, porém, os funcionários da Ordem ficaram desconfiados. Em uma rápida checagem, descobriu-se que o número de registro pertencia a outra pessoa. Em seguida, apurou-se que Cerqueira não integrava os quadros da OAB.

A polícia foi chamada e o falso advogado foi preso em flagrante, no 1º Distrito Policial, por determinação do delegado Osvaldo Marcondes Filho.

Mas não se conseguiu saber o motivo de Cerqueira pedir para consultar o processo disciplinar. Suspeita-se da possibilidade de intenção de roubo dos autos, a exemplo do que já aconteceu no Fórum Cível de São Paulo – onde se descobriu a existência de quadrilhas especializadas em dar sumiço a processos.

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP, segundo o corregedor Raul Haidar, está ampliando sua ação para bloquear o exercício ilegal da profissão. Está em curso, neste momento, uma investigação para fechar um escritório também administrado por falso advogado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!