Revolta na OAB do RS

Oposição diz que OAB gaúcha virou subseção do PT

Autor

13 de setembro de 1999, 0h00

Cerca de 40 advogados oposicionistas da atual administração da seccional gaúcha da OAB se reuniram no último fim de semana para lançar os nomes que devem encabeçar a chapa nas eleições ao conselho da entidade do próximo ano. O encontro foi realizado na cidade de Cachoeira do Sul.

O advogado Getúlio Pereira dos Santos, um dos articuladores da oposição, considera que a administração da OAB está partidarizada “em flagrante desatenção à categoria e suas necessidades”. Getúlio confirmou o lançamento dos nomes do ex-tesoureiro Rolf Madaleno e do ex-presidente Renato da Costa Figueira à presidência regional da OAB ou ao conselho federal.

O nome cotado para candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados é o do advogado Rui Falcão. Este grupo se reúne há cerca de um ano e se articula para retomar a direção da OAB gaúcha.

Os oposicionistas afirmam que a atual direção está vinculada política e ideologicamente com partidos, e que as promessas de campanha não estão sendo cumpridas. Também acusam a atual direção da ordem de ter rompido com o processo de descentralização e deixado de repassar recursos para a construção das sedes das subsecções da OAB no interior.

A atual direção da OAB estaria vinculada aos partidos que fazem parte do Governo do Estado, no caso do PDT e o PT. A oposição reclama que a entidade está perdendo a sua finalidade, preocupando-se mais com política partidária e menos com a política classista.

Fonte: Jornal do Povo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!