Trilha sonora

Exibidora de filme deve pagar direito autoral pela trilha sonora

Autor

19 de outubro de 1999, 23h00

As empresas que exibem filmes devem pagar direito autoral pela execução das músicas contidas em sua trilha sonora. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar o recurso do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) contra a Empresa Cinematográfica Vitória, de São Paulo.

O Ecad entrou com ação de cobrança na Justiça, alegando que deveria receber 2,5% da renda bruta da bilheteria de cada filme exibido pela empresa. Ganhou em primeira instância.

A exibidora recorreu ao Tribunal de Justiça que anulou a primeira decisão. Para os desembargadores, não cabe duplicidade de cobrança, já que os direitos autorais já são pagos pela produtora do filme. O escritório recorreu, então, ao STJ.

O relator do processo, ministro Nilson Naves, decidiu que o direito autoral por obras musicais, lítero-musicais ou fonogramas incluídas na trilha sonora do filme deve ser pago também pelos exibidores da película, tanto quanto pela produtora.

O voto do ministro foi baseado na Lei 5988/73, na Convenção de Berna e em precedentes julgados pelo STJ. Com a decisão, a empresa terá de recolher 2,5% da arrecadação bruta das bilheterias ao Ecad (Resp 124.706).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!