Maioridade penal

Propostas querem reduzir maioridade penal para 16 anos

Autor

17 de novembro de 1999, 23h00

Os infratores maiores de 16 anos devem responder criminalmente pelos delitos que cometem. Essa é a determinação que consta das duas propostas de emenda à Constituição (PECs 18/99 e 20/99) que estão em andamento no Senado.

O polêmico assunto foi discutido em audiência pública realizada nesta quinta-feira (18/11) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A maioria esmagadora dos participantes do debate apoiam a redução.

A opinião predominante na audiência reflete o sentimento da maioria da população brasileira. Pelos dados da pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi a pedido da Confederação Nacional dos Transportes, 84% dos dois mil entrevistados defendem redução da maioridade penal.

Durante a audiência foi discutida da PEC de número 20, de autoria do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF). O parlamentar afirmou que a matéria tem o objetivo de acabar com o sentimento de impunidade, mas também garante que a lei possa dar ao Judiciário a capacidade de discernir caso a caso. “Todos os países do mundo mudaram suas leis a respeito e nós agora temos de ter coragem para iniciar a discussão”, disse Arruda.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Mena Barreto, favorável à proposta, apresentou algumas sugestões. Entre elas, a criação de núcleos agro-industriais para a população carcerária. Já, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco de Assis de Toledo, deu seu apoio parcial à redução.

O ministro defendeu a revisão do sistema carcerário para adequar o Estado ao maior número de presidiários em conseqüência da possível redução da idade penal. Ele propôs a inclusão da “semi-imputalibilidade” na proposta. Ou seja, o exame do menor de 16 a 18 anos pelo juiz, que poderá decidir por uma sentença inferior em 2/3 à pena de um adulto.

O professor da Universidade Católica de Brasília, Diaulas Ribeiro, disse que o Brasil é o único país do mundo que fixa idade penal na Constituição. Segundo ele, o Código Penal brasileiro é um instrumento inexplicavelmente intocável, que beneficia os menores criminosos. “Se um brasileiro menor comete um crime bárbaro na França ele vai para a cadeia”, afirmou.

Licínio Leal Barbosa, professor da Universidade Federal de Goiás citou códigos de vários países que adotam a imputabilidade para menores de 16 anos. A Nicarágua, por exemplo, prevê penas para menores infratores a partir de 10 anos.

Para a jornalista Valéria Velasco, “se o jovem pode escolher um candidato em uma eleição presidencial, tem capacidade de decidir também sobre outras questões”. O filho de Valéria, Marco Antonio Velasco, foi morto por um grupo de 10 jovens em Brasília. Cinco deles são menores.

Já, a diretora do Departamento da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Olga Câmara, combateu a redução. Ela disse que participou do Encontro Ibero-Americano, em Havana, onde 20 países subscreveram documento que recomenda aos países considerar a imputabilidade só a partir dos 18 anos.

O relator das matérias, senador Amir Lando (PMDB-RO), votou pela rejeição da PEC 18/99 e aprovação da PEC 20/99. Contudo, a CCJ irá realizar uma segunda audiência pública antes de votar a questão.

Veja a íntegra das duas propostas

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 18, DE 1999

(Do Senador Romero Jucá)

Altera a redação do art. 228 da Constituição Federal.

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional.

Art. 1º O art. 228 da Constituição Federal passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo:

“Art. 228.

………………………………………………………

Parágrafo único. Nos casos de crimes contra a vida ou o patrimônio, cometidos com violência, ou grave ameaça à pessoa, são penalmente inimputáveis apenas os menores de dezesseis anos, sujeitos às normas da legislação especial.”

Art. 2º Esta Emenda entra em vigor na data de sua publicação.

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 20, DE 1999

(Do Senador José Roberto Arruda)

Altera o art. 228 da Constituição Federal, reduzindo para dezesseis anos a idade para imputabilidade penal.

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda constitucional.

Art. 1º O art. 228 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezesseis anos, sujeitos às normas da legislação especial.

Parágrafo único. Os menores de dezoito anos e maiores de dezesseis anos são penalmente imputáveis quando constatado seu amadurecimento intelectual e emocional, na forma da lei (NR).

Art. 2º Esta Emenda à Constituição entra em vigor na data de sua publicação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!