Ensino jurídico falido

Ensino Jurídico no Brasil está falido, diz membro da OAB.

Autor

27 de maio de 1999, 0h00

Cerca de 40 mil bacharéis em Direito se formam todos os anos no Brasil. No entanto, a maioria deles não sai preparada para ingressar na advocacia ou nas diversas carreiras jurídicas existentes. A Ordem dos Advogados do Brasil acredita que o problema esteja nas salas de aula das instituições.

O ensino jurídico no Brasil é arcaico e falido. Essa é a definição encontrada pelo professor Antônio José Abikair, da comissão de Ensino Jurídico da OAB. A afirmação de Abikair tem o respaldo de um estudo feito pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Depois de três anos de avaliação, o estudo conclui que a maioria das faculdades não atende às exigências do MEC. Em relação à titulação dos professores, somente 8% das instituições receberiam nota A do ministério.

Para receber a nota máxima, é necessário que mais da metade dos professores tenham concluído o doutorado ou mestrado. No entanto, em quase metade dos cursos, menos de 20% do corpo docente possui essa titulação.

No quesito “regime de trabalho” a situação não é diferente. Para obter nota A na avaliação, o MEC exige que os cursos mantenham mais de 30% de seus professores trabalhando em regime integral. Mas só 32% das faculdades se encaixam nesse quadro. Segundo o ministério, trabalha em regime integral o professor que cumpre jornada de 40 horas semanais, sendo 20 horas em sala de aula.

O alto índice de reprovação nos Exames de Ordem promovidos pela OAB também revela a falta de preparo dos bacharéis. Em 1998, em São Paulo, dos 28 mil inscritos nos Exames, somente 30% obtiveram a carteira de advogado. Um índice de 70% de reprovados.

No mesmo ano, no Rio de Janeiro e em Brasília, as reprovações alcançaram 40% e 50% dos inscritos, respectivamente.

No II Seminário sobre Ensino Jurídico realizado pela OAB, em Cuiabá, os participantes chegaram a conclusão que as deficiências dos cursos de Direito se encontram no corpo docente, no currículo, na estrutura física e nos mantenedores das instituições. Ou seja, em todas as partes da faculdade.

Na opinião do professor da Universidade de Brasília, Roberto Armando Aguiar, o estudante de Direito começa o curso com brilho nos olhos e termina com os olhos embaçados e fixos num concurso público.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!