Advogados são punidos

OAB-GO expulsa advogado envolvido em escândalo

Autor

24 de junho de 1999, 0h00

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB goiana expulsou um advogado e suspendeu outro por quatro anos. A decisão foi tomada pela entidade na madrugada desta quinta-feira (24/6).

Valdemar Zaiden Sobrinho e Élcio Berquó Curado Brom foram acusados de ferir diversos princípios do Estatuto da Advocacia e da OAB. Eles prejudicaram o interesse de seus clientes, receberam dinheiro que não lhes pertencia e foram condenados, ainda, por inidoneidade profissional, locupletação e conduta incompatível com a advocacia.

Os profissionais envolveram-se no escândalo da liquidação extrajudicial da Caixa Econômica do Estado de Goiás (Caixego), em que se desviou mais de R$ 7 milhões dos cofres públicos. O esquema foi montado para desviar o dinheiro correspondente a um acordo trabalhista envolvendo 124 funcionários do banco.

A fraude teria sido estruturada para custear a campanha de candidatos do PMDB nas eleições de 1998. O episódio veio a público em janeiro passado, denunciado pelo o Ministério Público Federal.

Outros quatro advogados estão respondendo a processos administrativos na OAB-GO por envolvimento no mesmo caso. Existe também processo judicial que pode condenar criminalmente os profissionais já punidos e os que estão sendo investigados pela entidade.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!