Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

STF X OAB

Presidente do STF rebate críticas do presidente da OAB

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, rebateu as críticas feitas pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Reginaldo de Castro. Para Velloso, o Judiciário tem de ser independente.

Esta semana, Castro tachou a proposta de controle interno da magistratura do então deputado - hoje articulador político do governo FHC - Aloysio Nunes Ferreira de pífia. E indagou: "Será que, depois de tudo que a CPI revelou, alguém acredita na eficácia de um conselho de controle presidido pelo próprio Judiciário e composto por juízes indicados por ele mesmo?".

O ministro Carlos Velloso afirmou que se o Judiciário não for independente "os advogados, esses homens altivos e sem os quais nenhum tribunal funciona, seriam abastardados".

Para Velloso, o controle externo que alguns pregam para a magistratura simplesmente acabará com a independência dos juizes. "Pensem, portanto, duas vezes, antes de sustentarem posições dos que desejam os juizes de joelhos", concluiu o ministro.

Revista Consultor Jurídico, 31 de julho de 1999, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/08/1999.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.