STF X OAB

Presidente do STF rebate críticas do presidente da OAB

Autor

31 de julho de 1999, 0h00

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, rebateu as críticas feitas pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Reginaldo de Castro. Para Velloso, o Judiciário tem de ser independente.

Esta semana, Castro tachou a proposta de controle interno da magistratura do então deputado – hoje articulador político do governo FHC – Aloysio Nunes Ferreira de pífia. E indagou: “Será que, depois de tudo que a CPI revelou, alguém acredita na eficácia de um conselho de controle presidido pelo próprio Judiciário e composto por juízes indicados por ele mesmo?”.

O ministro Carlos Velloso afirmou que se o Judiciário não for independente “os advogados, esses homens altivos e sem os quais nenhum tribunal funciona, seriam abastardados”.

Para Velloso, o controle externo que alguns pregam para a magistratura simplesmente acabará com a independência dos juizes. “Pensem, portanto, duas vezes, antes de sustentarem posições dos que desejam os juizes de joelhos”, concluiu o ministro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!