Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Brasileiro é libertado

OAB promete ajuda a ex-refém de tchetchenos

O brasileiro Geraldo Cruz Pires Ribeiro, que era mantido como refém separatistas tchetchenos desde 15 de maio, foi libertado na madrugada desta terça-feira (20/7). O cativeiro do enfermeiro da Cruz Vermelha foi localizado pela polícia russa, em região próxima à Tchetchênia.

O irmão do seqüestrado, Gabriel Pires Ribeiro, fez o anúncio da libertação na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, onde agradeceu o empenho da entidade na solução do caso.

Geraldo saiu do Brasil no final dos anos 60, em razão da perseguição sofrida pelo regime militar. À época, ele era presidente do Diretório Acadêmico da faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais e trabalhava na Caixa Econômica Federal.

Para voltar ao Brasil, o enfermeiro pretende reaver o antigo emprego. Segundo seu irmão, Geraldo não quer obter pensão pela perseguição política, mas quer continuar trabalhando.

O presidente da OAB, Reginaldo de Castro, acha que nada é mais justo. "Já passei essa reivindicação legítima ao secretário nacional dos Direitos Humanos, José Gregori, que se comprometeu publicamente a rever a situação", afirmou.

Revista Consultor Jurídico, 20 de julho de 1999, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 28/07/1999.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.