Presidente pede ajuda

FHC chama presidentes do STF, da Câmara e do Senado e pede paz

Autor

1 de julho de 1999, 0h00

Para tentar conter o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, Fernando Henrique Cardoso chamou ao Palácio da Alvorada os dirigentes da Câmara e do Supremo Tribunal Federal para, diante do próprio ACM pedir a colaboração de todos.

A notícia do encontro foi revelada na manhã desta quinta-feira pelo próprio serviço de imprensa do Palácio do Planalto.

O presidente da República, acompanhado do vice-presidente, Marco Maciel, teria informado aos seus convidados as dificuldades que tem enfrentado para administrar os problemas econômicos do país e insinuado que os conflitos noticiados nas últimas semanas têm passado aos investidores internacionais uma imagem de desgoverno no Brasil.

No despacho produzido em termos diplomáticos pelo serviço de imprensa do Planalto, FHC manifestou o seu “reconhecimento a todos os que participaram do encontro, o qual se realizou no espirito do mandamento constitucional que estabelece a independência e a harmonia entre os Poderes”. Diz a nota que o presidente da República discutiu com seus interlocutores o encaminhamento de algumas reformas para o aprimoramento das instituições e em benefício do entendimento entre o governo e a sociedade.

A nota afirma também que todos se manifestaram positivamente, com respeito e cordialidade, quanto aos propósitos apresentados por Fernando Henrique.

O encontro, originalmente, seria apenas com o presidente do Senado. ACM, no entanto, reagiu contra possíveis interpretações de que o presidente teria “puxado” sua orelha e que ele só se conteria se os presidentes da Câmara e do STF não o provocassem.

Para preservar Antonio Carlos Magalhães, Fernando Henrique chamou também os demais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!