Itamar pede ajuda à OAB

Itamar vai à OAB na segunda-feira

Autor

24 de fevereiro de 1999, 0h00

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco vai reunir-se com o presidente nacional da OAB, Reginaldo de Castro, para apresentar um documento sobre sua guerra com o governo federal.

Itamar pedira para participar do encontro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Sua intenção era a de usar a reunião para se pronunciar a respeito do seu desentendimento com Fernando Henrique Cardoso. O presidente do Conselho Federal, Reginaldo de Castro, contudo, respondeu que vai esperar até 7 de março (primeiro dos três dias do encontro) para consultar os conselheiros.

Anteriormente, Itamar já pedira falar na sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Os senadores não aceitaram.

Em comunicado à imprensa distribuído pela OAB, afirma-se que “o pedido formulado não encontra precedentes na história do Conselho Federal” e que, por esta razão, a diretoria da entidade resolveu submeter a questão ao exame dos demais conselheiros, no dia 7 de março.

A OAB de Minas teria pedido um relato da real situação do estado, para que seu presidente expusesse o problema aos demais colegas durante o encontro. O governador aproveitou a brecha e pediu para explicar, pessoalmente, o que acontece com o erário mineiro.

É a segunda vez que a OAB é instada a mediar um possível restabelecimento do diálogo entre Itamar e FHC. Na semana passada, uma comitiva mineira esteve em Brasília para tentar sensibilizar a entidade diante do problema, mas não teve sucesso.

Apesar de negar a mediação e não ter decidido se dá espaço para Itamar expor seu problema na Ordem, o presidente da entidade, Reginaldo de Castro afirmou que está à disposição para receber o governador mineiro, em seu gabinete, “no momento em que o chefe do Executivo mineiro achar conveniente”. Itamar marcou a visita para esta segunda-feira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!