Justiça agiliza atendimento

Juizado de São Miguel agiliza atendimento

Autor

18 de fevereiro de 1999, 23h00

O juizado Especial Cível de São Miguel Paulista realizou, nesta quinta-feira (18), um recorde de atendimentos, com 100 audiências num único dia. A experiência foi comandada pelo juiz José Luiz Germano para testar a capacidade de funcionamento do juizado, que pode fazer até 20 audiências simultâneas.

Com uma única equipe, composta de 1 juiz e 6 conciliadores, os trabalhos foram auxiliados por uma sala inteira de estudantes do 4º ano de Direito da Universidade Cruzeiro do Sul. Segundo Germano, vários dos alunos que participaram do trabalho “se interessaram tanto pela experiência que se inscreveram para trabalhar como voluntários”. A iniciativa deve agilizar o atendimento ao público a partir da semana que vem no Juizado Especial Cível de São Miguel.

Das 100 audiências, 56 foram realizadas com as duas partes presentes. Desse total, 45 terminaram em acordo, 4 julgamentos foram realizados no mesmo dia e 7 ficaram para ser julgados nos próximos dias. “O índice de acordo foi de 83% (44 de 56), o que é excepcional, pois esse é o principal objetivo do juizado”, avaliou Germano.

Das 44 audiências realizadas com uma ou nenhuma das partes presentes houve 12 arquivamentos por falta do autor, 21 foram

remarcadas por motivos diversos e houve 11 revelias. Neste último caso, mesmo ausente o réu, os processos foram julgados de imediato.

Para ampliar a capacidade de atendimento do juizado de São Miguel estão abertas as inscrições de voluntários. Todo bacharel ou estudante de direito, de qualquer ano, que tiver interesse em se engajar nesse serviço de utilidade pública, poderá entrar em contato com o juizado pelo telefone 6956-8098, pela Internet ([email protected]) ou pessoalmente, na Av. Nordestina, nº 747, 3º andar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!