Extinção dos Alçadas

Extinção dos Tribunais de Alçada

Autor

14 de maio de 1998, 0h00

Os representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, promulgaram, sob a proteção de Deus, a Constituição da República Federativa do Brasil, formada, por força do artigo 1°, pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

Subsiste, pois, o Estado Federativo, orientado por preceitos, dentre os quais, destacam-se: o princípio federal, consistente no método de dividir os poderes, de modo que os governos central e regionais ou locais sejam cada um, dentro de sua esfera, coordenados e independentes; o equilíbrio da pluralidade com a unidade; a manutenção da unidade do Estado para que a descentralização não leve à dissolução da comunidade jurídica; a Constituição surge como norma principal que tem eficácia e validade para dar suporte, também, aos ordenamentos locais; a preeminência da Constituição Federal, que, todavia, não retira a atribuição dos Estados particulares em elaborar a própria organização constitucional, bem como, ordena uma distribuição de competência que determina as relações entre a Federação e os Estados-Membros.

Dessa declinação sobressai, como característica necessária, lógica e historicamente demonstrada, da Federação, a separação de competências materiais entre a União e os Estados.

Questão fundamental, portanto, na Federação, é a da repartição da competência, desde que cada um de seus componentes tem sua órbita de ação.

Assim, no âmbito do Poder Judiciário, a Constituição da República, dentre outros princípios, na repartição da competência, estabeleceu, no artigo 96, que “compete privativamente: I – aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competência e o funcionamento dos respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos; …” “II – ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169: …;” ” b) a criação e a extinção de cargos … ;” “c) a criação ou extinção dos tribunais inferiores; d) a alteração da organização e da divisão judiciárias;” e, ainda, por força do artigo 125, “Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição. § 1° . – A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.

Em verdade, a matéria relativa à repartição da competência assume excepcional relevância ao ensejo da elaboração das Constituições dos Estados-Membros, em consonância e subordinação à Constituição da República Federativa. E, obedecidos os princípios desta, como emerge do artigo 11 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com poderes constituintes, elaborou a Constituição Estadual.

Vale dizer que essa Assembléia Constituinte foi o instrumento, e a Constituição, o resultado almejado. Porém, no tocante ao Poder Judiciário, dentre outras inovações, criou: um Órgão Especial (cf. art. 60); um Vice-Corregedor Geral da Justiça, para desempenhar funções, em caráter itinerante, em todo o território do Estado (cf. art. 62, §1°.); Tribunais de Alçada para serem instalados em regiões do interior do Estado, pela forma e nos termos em que dispuser a lei (cf. art. 71); determinou que cada Seção do Tribunal de Justiça será presidida por um Vice-Presidente (cf. art. 62, §1°.).

Cumpre salientar, entretanto, que, na órbita Federal, dentro do Estado, o Poder Constituinte é soberano e incondicionado, só devendo encontrar limites nos direitos fundamentais da pessoa humana. Por conter essa força é que lhe compete definir as formas de Estado e de Governo, a organização e funções do Poder, os valores culturais e políticos que influenciam ou influenciarão o destino de um país.

Esse é o Poder Constituinte originário – o Poder de elaborar Constituição nova – que se distingue dos poderes constituídos, criados pela Constituição (Legislativo, Executivo e o Judiciário); a sua fonte é a emanação direta da própria soberania, funcionando como poder político do Estado, na fase anterior a qualquer organização constitucional.

Mas, na verdade, o Poder Constituinte originário não se confunde com o Poder Constituinte instituído ou derivado ou secundário, de que é espécie o Poder Constituinte dos Estados-Membros de um Estado Federal, e, consequentemente, a Constituição do Estado. Portanto, a sua natureza é tipicamente de Direito Constitucional. E, nesse diapasão, espécie do Poder Constituinte derivado é, ainda, o Poder de emendar, de revisar ou de reformar a Lei Magna, no modo por ela previsto ou estabelecido (JARBAS MARANHÃO – Constituinte e Constituição, in Revista de Informação Legislativa – Senado Federal, vol. 99, pág. 58; AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO, in Curso de Direito Constitucional Brasileiro, pág. 106, n°, 186, ed. For., 1968). Nessa conformidade, o Poder Constituinte instituído caracteriza-se por ser derivado (provém de outro), subordinado (está abaixo do originário) e condicionado (só pode agir nas condições postas, pelas formas fixadas). Logo, o Poder Constituinte derivado só pode agir validamente no âmbito estabelecido pelo poder originário, que fixa princípios explícitos e implícitos e, mesmo, regras acabadas que devem ser por ele respeitadas (MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO, in “Curso de Direito Constitucional págs. 26 e 27, n°s. 12 e 13, ed. 1986).

À propósito, cabe observar que, na elaboração das Constituições estaduais, dá-se a manifestação de um poder que é normalmente tido por constituinte. Mas, o ponto comum que apresentam, o Poder Constituinte nacional e o estadual, é que ambos, ao se exercitarem, levam à elaboração de uma Constituição.

Entretanto, ressalvada essa identidade, tudo o mais são diferenças. O primeiro exerce-se sem qualquer limitação jurídica, enquanto que o segundo atua dentro de um vazio deixado por um ordenamento jurídico existente. Tira, portanto, seu fundamento de uma ordem jurídica preexistente.

Por certo, é a Constituição Federal que empresta validade às Constituições estaduais. Estas não são o último degrau da pirâmide jurídica, acima do qual apenas tem o poder de ditar o direito, poder este, contudo, colocado sobranceiramente às normas jurídicas. O Poder Constituinte estadual, ao contrário, é submetido ao direito, suscetível de ser controlado e inibido naquilo em que exceda à sua efetiva competência.

Continua…(ver EDITORIA/ARTIGOS)

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!